TAREFA Nº 5: O que as empresas buscam em um profissional? Na hora de escolher um candidato, o que, na opinião da equipe, eles consideram mais importante?
Objetivo
Nós do blog tempestade de ideias, fomos entrevistar 2 empresas para a 5º tarefa, primeira a Tuper, uma empresa de grande porte, e a Analu Móveis, de porte pequeno, com o objetivo de comparar as empresas na hora da escolha do profissional.
Entrevistas
O que as empresas buscam em um profissional? R: Gisele nos fala que o que as empresas mais avaliam é o trabalho em equipe, o conhecimento técnico, a formação, a estabilidade profissional, e também se o profissional irá trazer resultados para a empresa.
Na hora da entrevista o que você mais percebe ou avalia na hora ? R: Gisele também fala que é feito testes psicológicos, para avaliar o perfil comportamental e testes específicos para cada profissão, e se o profissional irá trazer resultados para a empresa, e como exemplo Gisele nos cita o soldador: ele irá passar por um teste com um psicólogo, para ver se ele irá se dar bem com os outros dentro da empresa, eles também avaliam se ele é um bom profissional, se ele entende bem da profissão e também, eles pesquisam os dois últimos empregos que o profissional teve.O resultado de quem irá trabalhar na produção, geralmente leva alguns dias para ser avaliado Gisele nos conta.
Gisele, 5 anos trabalhando na Tuper, e a profissão dela é Analista de Recrutamento e Seleção.Entrevista feita por Gabrieli & Maria Helena.
Tuper
O que as empresas buscam em um profissional? R:Sebastião fala que procura qualificação para o emprego, empenho do funcionário e que tenha responsabilidade no que irá fazer.
Na hora da entrevista o que eles mais percebem ou avaliam na hora? R: Sebastião fala que observa bastante na hora da entrevista a realidade do que o profissional está falando, pesquisa algumas empresas que o profissional trabalhou, e comenta que nem um psicólogo consegue ter absoluta certeza se o entrevistado está falando a verdade. Nem sempre sabemos se é verdade, às vezes até podemos ser enganados afirma.
Sebatião,3 anos trabalhando na Analu Móveis e a profissão dele é gerente de produção. Entrevista feita por Gabrieli.
Analu Móveis
***********************************************************************
Na hora de escolher um candidato, o que, na opinião da equipe, eles consideram mais importante? R: Nós do Tempestade de Ideias achamos principalmente o conhecimento técnico, como ele estava no outro trabalho e o trabalho em equipe , claro que tem muito mais coisas mas as principais que nós achamos foi essas três e um candidato precisa ter muitas qualidades por que se ele não tiver outro já terá e ocupara a vaga por isso a pessoa que quer consegui um trabalho na área que goste ele tenho corre atrás se especializar, fazer tudo o que está em seu alcance pois não se arrependerá no final .
Conclusão
Os profissionais precisam ter competências que sejam canalizadas para a geração de negócios para a empresa. São pré-requisitos: agilidade, coletividade e capacidade de gerar valor agregado ao produto.
O profissional hoje precisa ser multifuncional, ter habilidade para trabalhar em equipe e ter uma série de atitudes resultantes de uma vertente ética pesada. Que seja capaz de compatibilizar inteligência, experiência e expertise, transformadas em valores éticos, e que tenha uma visão global mesmo que ele não trabalhe fora do país.
Ao lado disso, ele precisa ser capaz de entender as estratégias de sua empresa, capaz de se auto-liderar a ponto de fazer parte dos grandes desafios que as empresas enfrentam que são produzir mais com cada vez menos recursos de forma sustentável, recorrente, com responsabilidade social e respeito ao meio-ambiente.
Estes são os caminhos que temos que tentar completar. Isso é o que cada um de nós terá que prover para garantir a própria empregabilidade. Eu preciso de uma empresa que seja socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente viável.
Agradecimento
Nós do tempestade de ideias agradecemos a Tuper e a Analu Móveis pela atenção e por terem conseguido marcar a entrevista em tão pouco tempo para nós, muito obrigado pela entrevista concedida para nós do blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário