terça-feira, 27 de setembro de 2011

Redes Sociais em empresas

4º tarefa : “Qual a importância das Redes Sociais para as empresas?
Explane sobre a importância, benefícios, malefícios, como as empresas devem se comportar, o que devem ou não fazer nas Redes etc. Além disso, falar da importância desse meio para falar com os funcionários.”

Introdução
Um total de 73% das empresas afirmou que as ações ligadas a esta ferramenta estão sob o comando do departamento de Marketing. Um aspecto a ser considerado é que a diretoria e o departamento de comunicação são os menos envolvidos com mídias sociais, 5% e 6%, respectivamente. A estratégia deveria partir da liderança, por esse motivo, os demais departamentos não se envolvem e se mostram desalinhados em relação às ações desenvolvidas nestes canais. Apenas 26% dos respondentes afirmaram que há mais de um departamento envolvido com mídias sociais em suas empresas.
As redes sociais (Orkut, Facebook, redes sociais internas etc.) são as ferramentas mais utilizadas pelas empresas, com 81%
Importância das Redes Sociais
 As empresas utilizam essa estratégia de marketing para tornar a marca mais acessível aos seus clientes, inserindo-a no dia-a-dia do seu consumidor, e informá-los de todas as atualizações, desde os lançamentos de produtos até promoções e ofertas. Torna-se uma forma interativa, e em tempo real, de estar em constante contato com o cliente, que pode dar suas sugestões e fazer suas reclamações. Entre as vantagens está o feedback imediato da aceitação do produto e da marca. É possível dizer que as mídias sociais tornaram as relações entre empresas e clientes, que antes eram estritamente comerciais, em relações sociais.



Benefícios
O uso das redes sociais nas empresas pode gerar:
- Ganho de produtividade;
- Aumento da colaboração;
- Compartilhamento de conhecimento, ideias e práticas;
- Aumento da inovação aberta e espontânea;
- Maior engajamento e alinhamento dos funcionários;
- Melhoria no processo de recrutamento e seleção:
- Novos recursos para marketing, comunicação e relações públicas;
- Melhor suporte à operação da empresa em casos de desastres e emergências;
- Motivação para os funcionários inovarem e contribuírem com ideias;
- Descoberta de novos talentos e "experts";
- Criação de senso de comunidade;
- Maior envolvimento e participação dos funcionários na estratégia, objetivos e "grandes temas" da empresa.

Malefícios
Os riscos são inúmeros, mas é possível destacar, dentre outros, o risco de vazamento de informações da empresa, bem como o risco de responsabilização da corporação por atitudes impróprias de seus empregados no uso das redes sociais. A autorização de acesso a redes sociais mal implementada cria na empresa.
Uma verdadeira "porta aberta" para o acesso e disseminação de informações confidenciais e restritas.
Na medida em que o empregado tem contato com o mundo externo através desta já mencionada "porta aberta", mais exposta a empresa está à rápida disseminação e divulgação de informações restritas, em caso de má-fé de seus empregados. No mesmo sentido, a interação do empregado com terceiros, externos à empresa.
Aumenta a possibilidade de recebimento de artefatos maliciosos e vírus, que podem vir a infectar a rede corporativa e permitir a invasão de terceiros, mesmo que por um descuido do empregado, leal e de boa-fé.

Motivos para se comportar nas Redes Sociais
Buscar "" no Delas Buscar "" no iG Buscar "" na web

Parte inferior do formulário

1 – Não há segredo
 “Tudo o que está ali é para ser visto por alguém. As outras pessoas podem usar suas informações do jeito que acharem melhor e você não tem o menor controle sobre isso”.
2- Empresas checam perfis em redes sociais antes de contratar
Recrutadores descobriram que as redes sociais podem revelar detalhes importantes que passam despercebidos em entrevistas e dinâmicas.
3- Tudo o que você disser pode e será usado contra você
Se a internet já foi terra de ninguém, esse tempo passou. Hoje, existem profissionais especializados em localizar e provar quem cometeu crimes como injúria, calúnia e difamação na web.
4- O que você mostrar em suas fotos também pode ser usado contra você
Fotos podem representar dois tipos de problemas. O primeiro é você se mostrar em uma situação que pode parecer engraçada para alguns e constrangedora para outros. Além disso, você pode estar em uma foto que foi publicada por outra pessoa.
5- As comunidades de que você participa podem te prejudicar
 “Detesto acordar cedo” ou “Odeio trabalhar” são opiniões que podem causar constrangimento em algum momento.
6- Pega mal exibir toda e qualquer conquista financeira
Além de parecer exibição, é bastante perigoso expor sua vida financeira.
7- Você pode ser flagrado mentindo
 “Mentira é ruim em qualquer circunstância”, “Muita gente mente dizendo que está doente para poder faltar ao trabalho. Já pensou se seu chefe entra em seu perfil e você publica que está passeando no shopping, por exemplo?
8- Seu ex está de olho na sua vida atual
Quando um relacionamento chega ao fim, é comum que uma das partes saia magoada ou mesmo demore a aceitar o término.
Perda de foco no trabalho em Redes Sociais
A pesquisa foi realizada com 500 trabalhadores e concluiu que, na maioria dos casos, as redes sociais representam uma cara perda de foco no trabalho. Isso porque, 60% das interrupções no trabalho envolvem o uso de ferramentas sociais e por conta disso, 45% dos empregados não conseguem trabalhar nem 15 minutos sem serem interrompidos. O que custa para a empresa 10 mil dólares por funcionário no ano.
 
Qualquer empresário depois de ler esses dados alarmantes proibiria o uso das redes sociais em sua empresa o mais rápido possível. Entretanto, é verdade também que o uso dessas ferramentas aproxima clientes, melhora a comunicação entre colaboradores e clientes, é um ótimo meio de realizar o marketing da empresa e até ajuda a reduzir custos, o que é inversamente proporcional aos dados apresentados no parágrafo acima.

Fonte: aquintaonda.blogspot.com, delas.ig.com.br, ilheusconsultic.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário